Compre pelo Whatsapp
(67) 99982-8525
Dúvidas?
Fale Conosco
Ganhe 10% OFF na sua primeira compra com o código: BOASVINDAS10
(67) 99982-8525
Fale Conosco
Sabia que a fidelização dos seus clientes pode ser a chave para o sucesso da sua empresa?
De acordo com Philip Kotler, manter um cliente custa entre 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.
Ainda mais, ele destaca que conquistar um novo cliente pode custar até 5 vezes mais do que manter um cliente antigo.
Mas a pergunta é, como fazer isso?
Neste artigo apresentaremos 7 táticas de fidelização de clientes para você aplicar na sua empresa.
Confira.
Para que qualquer negócio prospere, é essencial não apenas atrair novos clientes, mas também compreender e manter os que já existem.
Entender o cliente é mais do que apenas conhecer quem compra seus produtos ou serviços, é compreender suas motivações, preferências e expectativas.
Isso é fundamental para a fidelização de clientes, pois um cliente compreendido se sente valorizado e mais propenso a permanecer leal à sua marca.
No marketing, essa classificação e compreensão do cliente é chamado de Persona.
A verdadeira compreensão vem de uma escuta ativa e do compromisso de adaptar sua oferta para atender às expectativas em constante mudança do cliente.
Para fazer isso é possível usar a internet e análise de dados. Com o volume de dados disponíveis, as empresas podem agora obter insights sobre os padrões de compra, preferências e até mesmo feedbacks indiretos dos clientes.
Isso permite uma segmentação mais precisa do público-alvo e a criação de estratégias de negócios mais eficazes, alinhadas com as necessidades e desejos dos clientes.
Ao utilizar esses dados, as empresas podem antecipar tendências, adaptar-se às mudanças no comportamento do consumidor e, consequentemente, oferecer experiências mais personalizadas e satisfatórias.
Na fidelização de clientes, encontra-se um princípio inegociável: a qualidade do produto ou serviço oferecido.
Não há estratégia de fidelização que se sustente sem um produto ou serviço que atenda ou supere as expectativas dos clientes.
Uma experiência positiva com a qualidade do produto ou serviço não só satisfaz o cliente, mas também o incentiva a voltar e, crucialmente, a compartilhar suas experiências positivas com outros.
Para garantir a qualidade do produto ou serviço algumas dicas são:
Após estabelecer a qualidade do produto e serviço, o próximo passo para a fidelização é assegurar uma excelência no atendimento ao cliente.
O atendimento ao cliente não é apenas um ponto de contato para resolver problemas, mas uma forma de fortalecer a relação com o cliente.
Um atendimento excepcional pode transformar uma experiência mediana em algo inesquecível, incentivando os clientes a retornarem.
Mas como oferecer um atendimento eficaz ao seu cliente?
Algumas dicas são:
A próxima dica é a criação de programas de fidelidade.
Eles podem assumir diversas formas, cada uma com o potencial de atrair e reter clientes de maneiras únicas. Alguns deles são:
Os clientes acumulam pontos que podem ser trocados por produtos, serviços ou descontos.
Oferecem recompensas que aumentam em valor à medida que o cliente atinge diferentes níveis de gasto ou engajamento.
Proporcionam descontos especiais ou acesso a produtos ou serviços exclusivos para membros do programa.
Retornam uma porcentagem do valor gasto pelo cliente em forma de crédito ou dinheiro.
Para estruturar um programa de fidelidade é preciso seguir alguns passos, sendo eles:
Uma comunicação eficaz não se trata apenas de informar os clientes sobre produtos ou ofertas, mas também de criar um diálogo significativo, no qual os clientes se sintam ouvidos e valorizados.
Essa comunicação regular ajuda a construir um relacionamento forte e confiável, tornando os clientes mais propensos a permanecerem fiéis à sua marca.
Os canais mais comuns e eficazes para manter a comunicação são:
O email marketing permite segmentar mensagens para diferentes grupos de clientes, garantindo que a comunicação seja relevante e personalizada.
Você pode ainda oferecer newsletters regulares, ofertas exclusivas e atualizações sobre novos produtos que podem manter os clientes engajados e informados.
São ideais para criar uma comunidade em torno da sua marca, compartilhar conteúdo de valor e responder diretamente aos comentários e mensagens dos clientes.
Produzir conteúdo relevante e informativo em um blog corporativo pode estabelecer sua marca como referência e autoridade no setor e manter os clientes envolvidos.
Como citamos acima, o feedback e melhoria contínua desempenham um papel importante, já que ao coletar e analisar esses feedback as empresas podem identificar áreas de melhoria, ajustar estratégias, desenvolver produtos ou serviços e aprimorar a experiência geral do cliente.
Esses feedbacks podem ser coletados de diferentes formas, como:
Os feedback são essenciais para as empresas pois ajudam no desenvolvimento de produtos, personalização da experiência do cliente e do atendimento e na antecipação de tendências e novas estratégias.
Chegamos agora ao último, e não menos importante, aspecto essencial da fidelização de clientes: a criação de uma experiência do cliente memorável e única.
Ela vai além do ato de comprar um produto ou serviço, é a soma total das interações que um cliente tem com sua marca.
Criar uma experiência memorável e única significa envolver o cliente em todos os pontos de contato, proporcionando-lhes algo que não podem obter em outro lugar.
Isso pode ser feito através de:
Essas são algumas táticas e estratégias de como fidelizar clientes para a construção de uma base sólida e engajada, que além de gostar do seu produto ou serviço, o recomenda!
Ao colocar em prática essas dicas sua empresa vai conseguir aumentar o número de clientes fidelizados e, consequentemente, das vendas e faturamento.
Se quer mais informações e dicas sobre como ter um sucesso de negócio, acesse nosso blog!
Conheça também o Clube de Aromas, um programa de assinatura de aromatização empresarial que ajuda na fidelização dos seus clientes e aumenta a perceção de valor que eles têm com sua marca, produtos e serviços.